02/10/2011

Pesquisa sobre Estilo de Vida e Autismo

Pesquisa sobre Estilo de Vida e Autismo:
Mestranda Gabriela Padilha Hax



Está sendo realizada na Universidade Federal de Pelotas, por intermédio do curso de Mestrado em Educação Física  a pesquisa intitulada "Estilo de Vida de Adolescentes com Transtorno do Espectro Autista do Estado do Rio Grande do Sul". Tal pesquisa tem como objetivo traçar o perfil do estilo de vida de adolescentes na faixa etária entre 10 e 19 anos, além de identificar barreiras e facilitadores para a prática de atividade física. No Brasil pouco se fala em intervenção através da atividade física para pessoas com autismo, mesmo sabendo de sua importância para a aquisição de elementos essenciais como equilíbrio, força, coordenação, postura, cooperação, o que pode acarretar no desenvolvimento positivo de aspectos ligados a interação social, comunicação e comportamentos, características marcantes nessa população.

Considerando todos os aspectos citados, pode-se afirmar que os resultados do referido estudo, poderão subsidiar intervenções eficazes nas diversas áreas do conhecimento, tais como, educação física, terapia ocupacional, fisioterapia, entre outras, com o intuito de promover um estilo de vida saudável para esta população.

Conhecendo os Projetos desenvolvidos na Escola de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (ESEF/UFPel) :

Atualmente a ESEF/UFPel oferece os seguintes projetos de extensão:

Projeto Carinho - Natação: Atende crianças e jovens com Sindrome de Down, autismo, paralisia cerebral etre outras, com frequencia de uma vez por semana, uma hora. São realizadas atividades relacionadas a modalidade de natação, as aulas são dinâmicas e recreativas, tendo como objetivo aquisição de habilidades motoras, trabalhando a questão de interação social.

Programa Segundo Tempo Especial: Programa Segundo Tempo (PST) é desenvolvido pelo Ministério do Esporte e tem como objetivo democratizar o acesso e estimular a prática esportiva dos alunos da educação básica e superior. Com evolução do programa foi elaborado o PST Especial,  visando atender crianças e jovens com e sem deficiência e em situação de risco social. O PST Especial é desenvolvido pela Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas – RS. Seu publico alvo tem uma característica diferenciada, a qual pretende estimular uma maior participação de crianças e jovens com deficiência. O programa atende em torno de 100 crianças e jovens com e sem deficiência, incluindo déficit intelectual, deficiência física, auditiva e visual, déficit de atenção e autismo.
O Programa Segundo Tempo (PST) apresenta-se como um espaço em que todos, sem exceção, devem participar das atividades esportivas, em ambientes com todos os tipos de criança e adolescentes, onde seja desenvolvido um trabalho pedagógico direcionado para todos, sem distinção.
São trabalhadas:
#Atividades esportivas coletivas de futebol, futsal, basquete, basquete em cadeiras de rodas, goalball, vôlei, handebol e rugby.
#Atividades esportivas individuais de atletismo, natação, bocha, ginástica rítmica, esportes de raquete, lutas.
#Atividades complementares, que englobam sessões para reeducação motora (equilíbrio, coordenação, ritmo, agilidade, mobilidades e esquema corporal); dança, exercícios físicos com bolas bobath, atividades cênicas, xadrez e palestras informativas (saúde, nutrição, sexualidade e outros temas solicitados), além de atividades especificas de artes visuais.

Para participar da pesquisa, entre em contato com:
Gabriela Padilha Hax       
Mestranda em Educação Física
Universidade Federal de Pelotas
(53)8119-5091

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